terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Noite-Dia de Reis

Tradições existem e deveriam sempre ser mantidas, mas a gente sabe que com o passar do tempo algumas coisas simplesmente parecem que perdem a graça, não é mesmo?

Eu sou apaixonada por Natal, e deixei isso registrado aqui e aqui,e umas das coisas que mais gosto é montar Árvore e decorá-la, e uma das coisas que menos gosto é exatamente guardar tudo isso!

Dizem que Dia de Reis é o dia em que devemos guardar as decorações natalinas, mas minha família nunca ligou para isso.
Na verdade, eu só descobri que Dia de Reis era pra isso (e que existia esse dia) ano passado, quando viajei no começo do ano para Salvador, e minha mãe disse que era Dia de Reis, mas que ela estava com preguiça de guardar a decoração. E só então, fui perguntar, pesquisar e descobrir o que era isso.

Para quem não sabe, Dia de Reis é o dia em que os três reis magos levaram presente a Jesus Cristo.
Você sabia que cada um dos reis partiu de um lugar diferente?  Baltazar, um dos reis, saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. E o rei Melchior, partiu da Europa, levando ouro a Cristo, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
A tradição comemorar essa data surgiu em Portugal, e foi trazida para o Brasil, na época da colonização.
Dizem que os festejos se reúnem em grupos e saem caminhando pelas ruas, levando bênçãos de Cristo para as pessoas que os recebem."Dizem", porque eu realmente nunca tive a oportunidade de acompanhar algo parecido com isso.

Dia de Reis não é tradição na minha família, simplesmente talvez porque não ligamos para isso, ou talvez porque ninguém nunca gostou.
Mas eu, de uns tempos para cá, tenho mudado alguns conceitos e comportamentos que adquiri ao "longo" dos vinte e um anos, e tenho "dado valor" à costumes e simplicidades do dia a dia.



Guardar as decorações natalinas não são animadoras para mim.
Mas nada dessa onda de desespero. É um ciclo. Daqui há 350 dias tem mais!

E para abrir a "Noite-Dia" de Reis, teve bolo. E teve bolo gostoso e bonito sim!
Foi aniversário de 72 anos da minha avó. Claro, que a minha família sempre tem umas faíscas rolando e um monte falsidade, mas acho que isso não é diferente de outras famílias.
E, claro, a gente sempre tem que fingir e agradar a todos, pelo bem da união momentânea!




E o dia seguiu com um lindo céu, daqueles que faz a gente se perguntar:

 "E por que será que eu não posso subir nas nuvens?"



E, obrigada Deus, por ter olhos e por saber reconhecer uma maravilha dessas.


Segredo Sujo © 2008 ♡ 2024