terça-feira, 16 de janeiro de 2018

(junk) Bullet Journal


Compro caderno, agenda, bloco de anotações, diários, mas nunca tenho coragem de preenchê-los por inteiro. Às vezes me falta coragem, na outra, é excesso de preguiça. 
"Que folha bonita! Que dó de estragar!", e nisso, conserva adesivo, plástico protetor, marcador de páginas...
E lá se vão – ou se acumulam –, cadernos e mais cadernos guardados ao longo do tempo. 
Mas, estou conseguindo deixar essa mania de lado, e aos poucos me desfaço deles, escrevendo uma ou outra crônica aqui, esboço o começo de uma história ali...

Andei vasculhando inúmeras possibilidades de anotar, registrar, lembrar de coisas pra fazer, que no fim das contas, percebi que seria completamente desnecessário gastar dinheiro investindo em algo para anotar algo que, no final, eu vou esquecer de anotar.

Organizando minha bagunça nas férias, encontrei várias e várias folhas de papel reciclado que havia guardado para escrever cartas, textos na máquina de escrever e coisas do tipo. Achei que seria uma boa ideia reaproveitar essas folhas também para criar uma caderneta de anotações.

Andei vasculhando tanta coisa no Pinterest e no Instagram – além de admirar a galera do blogroll –, e encontrei muitas ideias incríveis, bem bonitas, e decidi que montaria o meu "Bullet Journal"!
Mas nem sabia por onde começar.

Caneta e papel na mão...
E eis que a senhora sem criatividade e coordenação motora na mão começou a esboçar algo!
Lembrei do caderno que fiz para algumas correspondentes de carta ano passado, e fui pegando caneta, tesoura, folhas secas e muito papel! 

Cadernetas que fiz para correspondentes de cartas.

Como sei que esquecerei de anotar coisas, assim como poderei perdê-lo de vista à qualquer momento, achei que seria melhor fazer tudo à mão. Apesar do trabalho, não perderia meu tempo procurando imagens, imprimindo e recortando-as. 
Tanto trabalho para nada... 

Mesmo sem habilidade e sem muita criatividade, esbocei o meu caderno de anotações para este ano.


Detalhes:
     1) Coloquei uma aba de Ciclo Menstrual, algo que tenho acompanhado assiduamente há seis anos, na intenção de registrar o primeiro e o último dia.
     2) Espaço para coisas importantes, e eu nem faço ideia do que poderá conter nesse espacinho aí.
     3) Espaço para compromissos, e neste mês, datas de consultas médicas é que não irão faltar...
     4) Sinalizei fisiologia, mas eu nem sei pra quê coloquei isso ali.
     5) Espaço especial para caminhadas - na esperança de voltar a fazê-las em nome de Jesus amém -, separando as semanas, e marcando se caminhei ou não
     6) Humor e variações pra anotar qualquer coisa que esteja fora do controle.
     7) Saldo do mês na intenção de registrar mais coisas boas do que ruins!

E, é claro, espacinho para cartas enviadas, e eu espero, sinceramente, que sejam muitas!


Os detalhes foram feitos à mão, usando caneta preta da marca CIS, e eu fiquei terrivelmente orgulhosa, apesar da simplicidade, de tudo o que fiz. Ainda faltam detalhes, como preencher os meses de Agosto à Dezembro, assim como mais flores e folhas espalhadas pelas páginas!

Como sei que em breve esquecerei esta caderneta abandonada dentro da minha gaveta da escrivaninha, por enquanto sigo aqui, fazendo com amor e carinho mais um novo passatempo!




Segredo Sujo © 2008 ♡ 2024